BRASIL MANTÉM HEGEMONIA NA AMÉRICA
SANTO ANDRÉ / SP (LCS) - A Seleção Brasileira de Handebol Masculino confirmou a hegemonia nas Américas ao conquistar o título do Campeonato Pan-Americano, encerrado sábado (28), no Ginásio Municipal Milton Olaio Filho, na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo.
Para chegar ao bicampeonato, o Brasil venceu os uruguaios por 38 a 13 e os cubanos por 33 a 21 na fase classificatória. Na semifinal, derrotou o Chile por 26 a 22 e na decisão superou a Argentina por 27 a 24.
O goleiro Maik fez defesas importantes e foi um dos destaques da equipe brasileira na final contra os Argentinos. “O primeiro tempo foi muito nervoso, erramos muitos passes e finalizações, mas depois tivemos mais calma no ataque, a nossa defesa foi bem e soubemos controlar o jogo. Brasil e Argentina é sempre assim com muita rivalidade e confrontos equilibrados. Estou muito feliz em ajudar a Seleção Brasileira e com mais essa conquista”, disse.
O armador Bruno Souza destacou a concentração do Brasil durante toda a partida. “Conseguimos impor o nosso ritmo do início ao fim da partida, jogamos com mais tranqüilidade, concentração e isso valeu o título”, comentou.
A medalha de bronze foi para Cuba, que derrotou o Chile por 37 a 30 (17 a 18), enquanto que a Groenlândia ficou com o quinto lugar, ao vencer o Uruguai por 28 a 21. Já o Canadá ficou na sétima e última colocação.
A artilharia da competição ficou com o Emil Feutchmann, do Chile, com 34 gols. Na seqüência outro chileno, o Francisco Chacana, e Minik Dahi Hoegh, da Groenlândia, ambos com 27 gols.
O presidente da Federação Pan-Americana e da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira, faz um balanço da competição em São Carlos. “A nossa avaliação é extremamente positiva tanto em relação aos resultados da Seleção Brasileira quanto no aspecto de estrutura e organização do evento”.
“Essa conquista ratificou a posição do Brasil na América e garantiu a qualificação da Seleção Brasileira em primeiro lugar para o Mundial da Croácia, em janeiro de 2009. Estamos muito satisfeitos com o desempenho do Brasil no Pan e acreditamos em uma participação positiva nas Olimpíadas”, finalizou Manoel.
* fotos disponíveis em nosso site