CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Site Oficial
da Confederação
Brasileira de
Handebol

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Buscar

CBHb no Facebook CBHb no Twitter CBHb no YouTube CBHb no Instagram

Pan-Americano Feminino inicia amanhã (28)

Competição será no Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo

Santo André (SP) - O Campeonato Pan-Americano de Handebol Adulto Feminino de Seleções de 2011 terá início amanhã (28). A competição será disputada até o próximo sábado (2) no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo, no ABC Paulista. Além do Brasil, lutarão pelo título a República Dominicana, México, Venezuela, Chile, Cuba, Argentina e Uruguai. A competição classifica três equipes para o Mundial do Brasil, que acontecerá em São Paulo, de 3 a 18 de dezembro. A Seleção Brasileira já tem vaga garantida por sediar o evento. A entrada para acompanhar o Pan-Americano será franca.
 
O Brasil estreia na competição diante do México, amanhã (28), a partir das 20h. O técnico brasileiro, Morten Soubak, destacou que seu elenco tem ‘apenas’ uma meta para o Pan-Americano: a taça. "O Brasil lutará pelo título do Pan-Americano. Este é nosso único objetivo dentro do campeonato. A seleção jogará em casa e isso tem gosto especial. Faço convite para que as pessoas venham assistir aos jogos. Espero que a torcida compareça e apoie nossa equipe na busca pelas vitórias", destacou o técnico.
 
Soubak alertou que o Brasil enfrentará adversárias perigosas. Entre elas, poderá cruzar com a Argentina, em duelo que envolve muita rivalidade. "Trata-se de um importante campeonato que conta com times fortes. Essa disputa faz com que exista a possibilidade de observar de perto como estão algumas seleções que não possuímos muitas informações, como Cuba. Aproveitaremos estas primeiras rodadas para analisar tecnicamente melhor todos os rivais", comentou o treinador do Brasil.

Também nesta terça-feira, a partir das 10h, no Pampas Palace Hotel, ocorrerá o Congresso Técnico. A reunião contará com representantes de todas as seleções. Durante o encontro serão definidas questões relacionadas às equipes e também à arbitragem.
 
Preparação - As brasileiras vivem bom momento após atuações de destaque em três amistosos internacionais diante da Suécia, que está entre as principais potencias do handebol no mundo e é atual vice-campeã européia. O equilíbrio predominou durante  as partidas, preparatórias para o Pan-Americano, realizadas em Praia Grande, no Litoral Paulista. No primeiro encontro empate em 28 a 28 e, no segundo, vitória do Brasil, por 25 a 24. São Bernardo recebeu o último duelo entre as equipes na noite do dia 25. Mesmo com a torcida apoiando o selecionado nacional, as suecas levaram a melhor, por 26 a 24, e empataram a série de três amistosos.
 
Para a goleira da seleção, Chana Masson, jogar diante da torcida brasileira motiva ainda mais o elenco. "Atuar em casa, com apoio dos familiares, amigos e dos torcedores, é sempre especial. O Brasil vai atrás de mais esta conquista. O handebol no País segue evoluindo a cada ano. Esses eventos, como o Mundial que ocorrerá em dezembro, funcionam como fator decisivo para desenvolver ainda mais a modalidade e atrair novos praticantes", comentou, animada, a camisa 1.

Regulamento - No Pan-Americano, as seleções estão divididas em dois grupos. Integram a chave A, Brasil, Chile, México e Cuba; e a chave B, Argentina, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Na fase classificatória, que terá quatro jogos por dia, todos os times do mesmo grupo se enfrentarão. Os confrontos que definirão de quinto a oitavo colocados serão realizados sexta-feira, assim como as semi-finais. E no dia 02, será disputada a grande final e definidos os terceiro e quarto lugares. 
 
Jogos - Tabela da fase classificatória:
 
Dia 28 (amanhã)
 
14h - República Dominicana x Venezuela
16h - Chile x Cuba
18h - Argentina x Uruguai
20h - Brasil x México
 
Dia 29 (quarta-feira)
 
14h - Uruguai x República Dominicana
16h - México x Chile
18h - Argentina x Venezuela
20h - Brasil x Cuba
 
Dia 30 (quinta-feira)
 
14h - Uruguai x Venezuela
16h - México x Cuba
18h - Argentina x República Dominicana
20h - Brasil x Chile
 
Convocação - Confira a lista das 16 jogadoras convocadas:
 
Goleiras: Chana Masson (Randers HK S/A - Dinamarca) e Bárbara Arenhart (Hyppo - Áustria);
 
Armadoras: Deonise Cavaleiro (Hac Handball Le Havre - França), Eduarda Amorim (Györi Audi Eto KC - Hungria), Karoline Souza (Siofok FC - Hungria), Mayara Moura (Mios Biganos Handball - França) e Silvia Helena (Hyppo - Áustria);
 
Pontas: Alexandra Nascimento (Hyppo - Áustria), Fernanda Silva (Hyppo - Áustria), Jéssica Quintino (A. D. Blumenau) e Dayane Rocha (ADC Metodista São Bernardo);
 
Centrais: Ana Paula Rodrigues (Hyppo - Áustria) e Tayara Rodrigues (ADC Metodista São Bernardo);
 
Pivôs: Daniela Piedade (Hyppo - Áustria), Fabiana Diniz (Bera Bera R. T. - Espanha) e Scheyla Gris (A. D. Blumenau - Brasil).
 
Serviço:
Pampas Palace Hotel - Avenida Barão de Mauá, nº 71
Ginásio Ady Moisés Dib - Avenida Kennedy, nº 1.155, Bairro Anchieta.

 

Apoiador Oficial

Cola Oficial

Apoio

Links

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol