CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Site Oficial
da Confederação
Brasileira de
Handebol

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Buscar

CBHb no Facebook CBHb no Twitter CBHb no YouTube CBHb no Instagram

Brasil é campeão do Pan-Americano Feminino

Seleção Brasileira derrotou a Argentina por 35 a 16

Brasil campeão do Pan-Americano

SANTO ANDRÉ (SP) - O Brasil conquistou o título do Campeonato Pan-Americano Feminino de Handebol. Na decisão, a seleção brasileira impôs sua maior qualidade técnica e venceu a Argentina por 35 a 16. Com a vitória, a equipe nacional devolveu a derrota na final da edição passada para as próprias argentinas, por apenas um gol de diferença, no Chile. Nos minutos finais a torcida, que compareceu hoje (2) ao Ginásio Adyb Moisés Dib, em São Bernardo, Grande ABC, festejou a conquista com o já tradicional grito de olé.

A festa verde amarela ficou completa quando a capitã do Brasil, a pivô Fabiana Diniz, ergueu a taça de campeã. O elenco comandado pelo técnico Morten Soubak foi aplaudido de pé durante a tradicional volta olímpica. Ao final da premiação os torcedores aproveitaram para tirar fotos e pegar autógrafos das atletas brasileiras.

Os números podem demonstrar com exatidão a superioridade do Brasil e a excelente campanha no Pan-Americano. A seleção fechou o campeonato com 100% de aproveitamento, cinco vitórias em cinco jogos. Foram 179 gols marcados e apenas 83 sofridos, o que dá um saldo de 96.

As jogadoras comemoraram muito a conquista, mas a alegria não deve para por aí. Ainda neste ano o Brasil participará de mais dois importantes campeonatos: os Jogos Pan-Americanos, em outubro, no México e o Campeonato Mundial, no Brasil, de 3 a 18 de dezembro, com São Bernardo, Barueri, Santos e a Capital Paulista como sedes do evento

"O Brasil foi sem nenhuma dúvida a melhor equipe. A seleção dominou todos as partidas. As atletas estão de parabéns. Mas nosso trabalho não termina aqui. Ainda temos pela frente os Jogos Pan-Americanos e o Mundial, e pretendemos fazer história", declarou Soubak.

Jogo - O Brasil definiu a conquista do título Pan-Americano ainda no primeiro tempo quando abriu confortável vantagem de 17 gols. O vasto repertório ofensivo contou com lances geniais de Alexandra Nascimento, Eduarda Amorim, Deonise Cavaleiro e Daniela Piedade. Outro ponto alto ficou por conta da defesa, com destaque para as precisas intervenções de Chana Masson. A seleção ficou 13 minutos sem levar um gol sequer da Argentina e fechou a etapa na frente por 22 a 5.

No segundo tempo o Brasil seguiu com ritmo forte. As brasileiras seguiram marcando belos gols. A ponta Fernanda Silva, artilheira da final com oito gols, marcou um golaço por cobertura aos 16 minutos. Alexandra Nascimento voltou para a partida e balançou as redes mais três vezes. No final o placar de 35 a 16 a favor do Brasil mostrou que a taça do Pan-Americano ficou em boas mãos.

"É um orgulho poder defender a seleção brasileira. Um orgulho ainda maior ganhar o título pelo Brasil. Estou muito feliz. Sou uma das mais experientes e sinto que a união dessa equipe nos levará a outras conquistas. Todo elenco, comissão técnica e a torcida que nos apoiou, estão de parabéns", festejou a goleira Chana Masson.

Terceiro lugar - Cuba ficou com o terceiro lugar do Pan-Americano. Na disputa pelo bronze as cubanas superaram o Uruguai com tranquilidade, por 37 a 27. Outro destaque da campanha ficou por conta da armadora Ardssay Duron Marenz, que marcou 38 gols nas cinco partidas disputadas e ficou com o título de artilheira da competição.

Com um time mais forte fisicamente, Cuba dominou o jogo desde o início e abriu com tranquila diferença no placar. O Uruguai ainda reagiu, mas não o suficiente. As cubanas fecharam o primeiro tempo na frente, em 17 a 13. Na etapa final ficou ainda mais evidente a diferença física entre os dois países. Cuba variou as jogadas pelas pontas e pivôs e fechou o confronto com 10 gols na frente do rival, 37 a 27.

Campanha do Brasil:

Primeira fase
Brasil 31 x 16 México
Brasil 36 x 21 Cuba
Brasil 37 x 16 Chile

Semifinal
Brasil 40 x 14 Uruguai

Final
Brasil 35 x 16 Argentina

Mundial - O Campeonato Mundial Feminino, que acontecerá de 3 a 18 de dezembro, no Brasil, terá o sorteio das chaves hoje (2), a partir das 21 horas, no Restaurante Florestal, em São Bernardo. A cerimônia será conduzida pelo representante da IHF (Federação Internacional de Handebol), Leon Kalin, e fará parte da festa de encerramento do Campeonato Pan-Americano. São Bernardo será uma das cidades que receberão o Mundial, ao lado de Barueri, Santos e da Capital Paulista.

Galeria de Fotos

  • Brasil comemora título do Pan-Americano

    Foto: Cinara Picolo/Photo&Grafia
  • Atletas recebem medalha

    Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafi
  • Luiz Marinho entrega o troféu de campeão para o Brasil

    Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia
  • Chana comemora defesa

    Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

Apoiador Oficial

Cola Oficial

Apoio

Links

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol