CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Site Oficial
da Confederação
Brasileira de
Handebol

Buscar

CBHb no Facebook CBHb no Twitter CBHb no YouTube CBHb no Instagram

História da CBHb

A Confederação Brasileira de Handebol - CBHb foi fundada em 1º de junho de 1979. Até aquela data o Handebol Brasileiro fazia parte da Confederação Brasileira de Desportos - CBD. A desvinculação da CBD foi feita para atender uma determinação do MEC. 

Fundadores 

Naquela época já existiam algumas Federações Estaduais que faziam parte da transição e portanto são consideradas fundadoras da CBHb e são as seguintes: Federação Paulista de Handebol; Federação de Handebol do Estado do Rio de Janeiro; Federação Maranhense de Handebol; Federação Pernambucana de Handebol; Federação Cearense de Handebol; Federação Gaúcha de Handebol e Federação Paraense de Desportos. São também fundadoras as federações que compareceram na Assembléia de Eleição no dia 22 de agosto de 1979 no Rio de Janeiro: Federação Paranaense de Handebol; Federação Mineira de Handebol; Federação Amazonense de Handebol, Federação Sergipana de Handebol e Federação Paraibana de Handebol. 

A Sigla 

Como curiosidade explicamos o porque da nossa sigla ter o bê minúsculo após o agá - CBHb. Isto ocorreu em função da Confederação Brasileira de Hipismo ser mais antiga e, portanto, a sigla CBH já era registrada no MEC.

Os presidentes 

O primeiro Presidente da CBHb foi o Prof. Jamil André de São Paulo, o mesmo era Professor de Handebol da USP, técnico de clubes e inclusive da Seleção Brasileira. Após a eleição a CBHb teve como primeira sede a cidade de São Paulo na Rua Alameda dos Arapanes n.º 105. O segundo Presidente foi o Prof. José Maria Teixeira, alagoano que residia no Rio de Janeiro e que além de Professor da modalidade era o Coordenador de Handebol nos Jogos Escolares Brasileiros. Ao se transferir para trabalhar na Universidade Federal de Alagoas, Professor Teixeira trouxe com ele a sede da CBHb para Maceió/AL. O terceiro e atual Presidente da Confederação é o Prof. Manoel Luiz Oliveira que também era técnico de escolas e clubes, com participação em seleções Brasileiras como Assistente Técnico no I Campeonato Pan-americano Adulto Masculino realizado na cidade do México e, como Supervisor no campeonato Pan-americano realizado em Manaus/AM. Pelo fato da CBHb não possuir recursos financeiros, a pedido do Prof. Manoel Luiz a Assembléia Geral transferiu para Aracaju, sua sede onde permanece até hoje.

Patrocinadores Oficiais

Marca Esportiva Oficial

Bola Oficial

Apoio

Links

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol