CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Site Oficial
da Confederação
Brasileira de
Handebol

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Buscar

CBHb no Facebook CBHb no Twitter CBHb no YouTube CBHb no Instagram

Seleção Masculina inicia torneio preparatório para o Mundial da Espanha

Brasil enfrentará Japão, Chile e Espanha, a partir desta sexta-feira (4), em Madrid

O ponteiro Lucas Cândido faz parte da nova safra da Seleção

Santo André (SP) - A contagem regressiva da Seleção Masculina de Handebol para o início do Campeonato Mundial está cada vez mais acelerada. A equipe, que desembarcou nesta quinta-feira (3), na Espanha, sede da competição, começa a disputar amanhã o torneio quadrangular 'Memorial Domingos Bárcenas', que conta com a equipe da casa, o Chile e o Japão. Os jogos, que serão realizados em Madrid, na Caja Mágica, sede do grupo D, servem  para aclimatação e final da preparação. O primeiro adversário do Brasil é o Japão, às 17h (14h de Brasília). No sábado, será o Chile, e no domingo a Espanha. O Mundial começa no dia 11 de janeiro e o Brasil estreia no dia 12 contra a Alemanha. 

No comando da Seleção, está o espanhol Jordi Ribera. Muito estudioso, o treinador conhece bem as principais características de cada um dos participantes do torneio e garante que este será um bom teste para os brasileiros antes da estreia no Mundial. Os primeiros adversários no torneio de Madrid têm algumas características parecidas com a Coreia do Sul, oponente em dois amistosos disputados em São Bernardo do Campo (SP), no final de dezembro."O Japão tem um estilo de jogo parecido com a Coreia, que usa a velocidade para compensar a estatura não tão alta. O Chile nós já conhecemos bem e a Espanha é uma das equipes que mais se aproxima do nosso estilo e é uma forte candidata ao título mundial. É bastante experiente e com muito preparo físico", descreveu.

Ele ressalta a importância de estar em quadra antes do início do campeonato, para tirar um pouco a ansiedade e entrar no clima da competição mais importante do ano. "O torneio vai nos ajudar a nos acostumarmos com a sequência de jogos, já que no Mundial serão dois seguidos e uma folga, o que torna tudo mais cansativo. É um campeonato muito intenso, então será bom jogar essas três partidas uma semana antes para ajudá-los a sentir o que é a competição. Teremos pouco mais de uma semana para aclimatar e chegar bem em nossa estreia."

O ponteiro Lucas Cândido faz parte da nova safra de jogadores da Seleção. Este ano, ele já integrou o elenco na disputa do Campeonato Pan-Americano, quando o Brasil conquistou a medalha de prata e a vaga para o Mundial. Para ele, todo o processo inciado pelo treinador espanhol em preparação para a competição fez com que a equipe desse um grande salto. O jogador conta que o trabalho durante esse período foi intenso, mas compensador. "A primeira fase foi mais pesada. Nosso preparo físico melhorou bastante. A segunda etapa de treinamentos foi mais leve, para acertarmos detalhes de algumas jogadas", comentou. 

As expectativas para o torneio são as melhores possíveis para Lucas. "Jogamos contra a Coreia do Sul recentemente e o Japão, nosso primeiro adversário no torneio,  tem um estilo um pouco diferente, mas também é muito veloz. O Chile, que enfrentamos no Pan-Americano, tem uma forma de jogar parecida com a brasileira. Eles cresceram bastante nos últimos anos. É um time bom e forte. Por último, a Espanha, que tem uma escola parecida com a nossa, que o Jordi, obviamente, conhece bastante. Conseguimos ver alguns vídeos sobre estas equipes, assim como fizemos antes dos jogos contra a Coreia, o que funcionou, pois estudamos bastante e planejamos as táticas em cima disso", finalizou.

Depois do torneio em Madrid, a Seleção viaja para Granollers, próximo a Barcelona, no dia 7, onde enfrenta o time local no dia seguinte em mais um amistoso. Nessa cidade, os brasileiros farão a primeira fase do Mundial, contra Alemanha, Argentina, França, Montenegro e Tunísia, pelo grupo A. A estreia da equipe será no dia 12 contra os alemães. Na sequência, enfrentam a Argentina no dia 13, a França no dia 15, a Tunísia no dia 16, e Montenegro no dia 18. As oitavas de final serão realizadas nos dias 20 e 21. No dia 23, será a decisão das quartas de final, no dia 25 a semifinal e a grande final está marcada para o dia 27 de janeiro. 

Programação  - Torneio 'Memorial Domingos Bárcenas' (horário de Brasília)

Sexta-feira (4)
14h - Brasil x Japão
16h - Espanha x Chile

Sábado (5)
8h - Brasil x Chile
10h - Espanha x Japão

Domingo (6)
7h30 - Japão x Chile
9h30 - Espanha x Brasil 

Apoiador Oficial

Cola Oficial

Apoio

Links

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol