CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Site Oficial
da Confederação
Brasileira de
Handebol

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Buscar

CBHb no Facebook CBHb no Twitter CBHb no YouTube CBHb no Instagram

Seleção Feminina busca título Sul-Americano na Argentina

Competição é classificatória para o Pan-Americano, que será disputado em junho

Fabiana Diniz, a Dara

Santo André (SP) - A Seleção Brasileira Feminina de Handebol inicia na próxima terça-feira (19) a disputa do Campeonato Sul-Americano, em Mar del Plata, na Argentina. A equipe do técnico Morten Soubak vai em busca do título e de uma das quatro vagas para o Pan-Americano, que será disputado em junho, na República Dominicana. A base do time que disputou os Jogos Olímpicos de Londres foi mantida e algumas atletas mais jovens passam a integrar a equipe nesta fase. O objetivo do treinador, neste caso, é começar uma renovação no grupo já de olho na Olimpíadas de 2016. 

O Brasil faz sua estreia na competição contra o Chile, em seguida, pega o Paraguai, Venezuela, Uruguai e a Argentina. O campeonato é disputado em pontos corridos, portanto, o melhor colocado no final das cinco rodadas é o campeão. "Vamos entrar com o forte objetivo de vencer o campeonato. As atletas que estão na Europa estão vindo de muito jogos fortes internacionais, em campeonatos como a Champions League. Elas estão com um ritmo muito bom e temos que aproveitar esse ótimo momento", frisou Morten.

A capitã da Seleção, Fabiana Diniz, a Dara, está ansiosa para ter o grupo reunido novamente. "O começo de um novo ciclo é sempre interessante. Já estamos na primeira competição oficial e pensando, claro, em Mundiais e nos Jogos Olímpicos. Cada jogo e cada campeonato faz parte da preparação e estar novamente no grupo é muito importante", lembrou a paulista de Guaratinguetá. 

A maioria das convocadas atua na Europa e chegará à competição com um ritmo muito bom, conforme confirmou Morten Soubak. Esse fator é considerado fundamental também para a atleta. "Estamos no ápice de nossas competições na Europa. Com certeza, não queremos deixar nada a desejar. Vamos com o objetivo de vencer todos os jogos e acertar detalhes na equipe. A experiência que estamos tendo vai ajudar muito para os momentos de cansaço e para a integração com as novas meninas."

A pivô, uma das mais experientes da equipe, acha o momento perfeito para a entrada de novas atletas na Seleção. "Somos um grupo acolhedor e queremos que todas que estão chegando se sintam bem e consigam demonstrar seu talento. Acho um momento bom para renovar e dar oportunidades de jogos internacionais a estas meninas. Essa mistura de juventude e experiência renova a motivação", contou. 

Dara espera fazer jogos consistentes com as equipes sul-americanas, que estão se fortalecendo cada vez mais. "Depois dessa competição vamos ter uma ideia clara de como está o handebol sul-americano e do que vamos encontrar no Pan-Americano, em junho, na República Dominicana", disse, referindo à competição que vale vaga no Mundial da Sérvia, em dezembro deste ano.

Seleção Brasileira Feminina de Handebol

Comissão técnica: 

Técnico: Morten Soubak 
Assistente Técnico: Alex Aprille
Supervisora: Rita de Cássia Orsi
Médico: Leandro Gregorut Lima
Fisioterapeuta: Marina Calister
Psicóloga: Alessandra Dutra

Goleiras - Bárbara Arenhart (Hypo Nö-Áustria) e Mayssa Pessoa (HK Dinamo Volgograd-Rússia).

Pontas - Adriana Cardoso de Castro (Bera Bera-Espanha), Alexandra Nascimento (Hypo Nö-Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö-Áustria) e Samira Pereira da Silva Rocha (Zvezda Zvenigorod-Rússia).

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö-Áustria), Déborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP) e Francielle Gomes da Rocha (ADC Estrela de Guarulhos-SP).

Armadoras - Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö-Áustria), Eduarda Amorim (Gyori Audi Eto KC-Hungria), Moniky Karla Novais Bancilon (HBC Brest Penn Ar Bed -França) e Patrícia Batista da Silva (Toulon-França).

Pivôs - Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö-Áustria), Nadyne Keller Morcineck (Alef Handebol-RJ) e Tamires Morena Lima de Araújo (Alef Handebol-RJ). 

Programação

Terça-feira (19)
12h: Argentina x Venezuela
14h: Brasil x Chile
16h: Uruguai x Paraguai

Quarta-feira (20)
12h: Brasil x Paraguai
14h: Venezuela x Uruguai
16h: Chile x Argentina

Quinta-feira (21)
12h - Chile x Paraguai
14h - Brasil x Venezuela
16h - Argentina x Uruguai

Sexta-feira (22)
12h: Venezuela x Chile
14h: Brasil x Uruguai
16h: Argentina x Paraguai

Sábado (23)
12h: Uruguai x Chile
14h: Paraguai x Venezuela
16h: Brasil x Argentina

Apoiador Oficial

Cola Oficial

Apoio

Links

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol