CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Site Oficial
da Confederação
Brasileira de
Handebol

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Buscar

CBHb no Facebook CBHb no Twitter CBHb no YouTube CBHb no Instagram

Seleção Feminina entra em contagem regressiva para o Campeonato Mundial

Equipe se prepara para a competição mais importante do ano, de 6 a 22 de dezembro, na Sérvia

Fabiana Diniz, a Dara, é a capitã da Seleção

Santo André (SP) - O handebol brasileiro vive o melhor momento de sua história, com uma grande evolução em todas as categorias, tanto no masculino quanto no feminino. As mulheres, por exemplo, que se preparam para o Campeonato Mundial, de 6 a 22 de dezembro, vão para a Sérvia com prestígio internacional e como uma das fortes candidatas a um lugar no pódio. A equipe vem crescendo a cada competição, com resultados expressivos, como o quinto lugar no Mundial de São Paulo, em 2011, e o sexto nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Além disso, no mesmo ano, um das estrelas do grupo, Alexandra Nascimento, foi eleita a melhor do Mundo, assim como o técnico Morten Soubak foi escolhido como o segundo melhor do Planeta, nos últimos dois anos. Somente em 2013, a equipe disputou 18 partidas e, em todas, saiu de quadra com a vitória.

Para o Mundial, o técnico Morten manteve a base da equipe e convocou alguns jovens talentos. Desse grupo, 11 atletas defenderam o País na última edição da competição e outras quatro participam do campeonato adulto pela primeira vez: as jovens Amanda de Andrade, Deborah Hannah Pontes Nunes, Elaine Gomes Barbosa e Karoline de Souza.

O técnico Morten Soubak está bastante satisfeito com as novatas, que, de acordo com ele, se destacaram nas equipes que defendem e também nas ultimas convocações. "Nós tínhamos a base, mas incluímos algumas atletas mais novas, que estão bem, e esperamos que elas continuem nessa crescente. Agora, vamos seguir com o que estamos trabalhando, com o mesmo estilo e filosofia. Queremos manter o ritmo e fazer apenas alguns pequenos ajustes", afirmou.

Uma das peças fundamentais na equipe de Morten é a paulista de Guaratinguetá Fabiana Diniz, a Dara, que chega ao seu quinto Mundial adulto. Apesar da experiência, a pivô e capitã de 32 anos está bastante motivada em participar, mais uma vez, da competição. "Todas nós estamos focadas em nosso objetivo, que é esse Mundial. Será uma competição com Seleções fortes, com igualdade, já que muitas têm chances reais de subir ao pódio. Tudo será definido nos detalhes e sabemos que temos grandes chances de brigar de igual para igual e conquistarmos uma medalha inédita", contou.

Antes de embarcarem para a Sérvia, a equipe anunciada nesta quinta-feira (7) se reúne na Áustria para mais uma fase de treinamento e um amistoso contra a Angola. Depois seguem para a Polônia, onde fazem dois jogos contra a Seleção do País.

Sobre mais essa fase de treinamento, Dara destaca que será fundamental para que a equipe possa corrigir os detalhes finais. "Esse período será importante para pegarmos ritmo de jogo. No último torneio que fizemos, na Hungria, no fim do mês passado, apesar de termos vencido os três jogos que disputamos, deu para perceber que ainda temos que corrigir algumas falhas. Vamos trabalhar nesses pontos e manter o que está dando certo", ressaltou a atleta, se referindo ao Provident Cup, em que o Brasil foi o campeão.

Confira as informações oficiais no site da Federação Internacional de Handebol (IHF): http://www.ihf.info/IHFCompetitions/WorldChampionships/WomensWorldChampionships/WomensWorldChampionship/tabid/6478/Default.aspx

Elenco:

Goleiras - Bárbara Arenhart (Hypo Nö - Áustria) e Mayssa Pessoa (HK Dínamo Volgograd - Rússia).

Armadoras - Amanda de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Cavaleiro (Hypo Nö - Áustria), Eduarda Amorim (Gyori Audi ETO - Hungria) e Karoline de Souza (Team Tvis Holstebro - Dinamarca).

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö - Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP) e Mayara Fier de Moura.

Pontas - Alexandra do Nascimento (Hypo Nö - Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö - Áustria), Jéssica Quintino (Sport Club Vistal Gdynia - Polônia) e Samira Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball - França).

Pivôs - Daniela Piedade (Rokometni Klub Krim - Eslovênia), Elaine Gomes Barbosa (Força Atlética-GO) e Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö - Áustria).

Comissão técnica

Técnico: Morten Soubak
Assistente técnico: Alex Aprile
Supervisora: Rita Orsi
Médico: Leandro Gregorut Lima
Fisioterapeuta: Marina Gonçalves Calister
Massoterapeuta: Aparecida da Rocha Pereira Alves
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Psicóloga: Alessandra Dutra

Apoiador Oficial

Cola Oficial

Apoio

Links

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol