CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Site Oficial
da Confederação
Brasileira de
Handebol

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Buscar

CBHb no Facebook CBHb no Twitter CBHb no YouTube CBHb no Instagram

Seleção Masculina garante segundo lugar em torneio pré-Mundial

Com vitórias contra Romênia e Eslováquia e um jogo equilibrado com a Suíça, equipes está preparada

Rogerio Moraes, pivô

Da redação, Santo André (SP) - O Brasil encerrou neste domingo (8), na Suíça, a disputa da Yellow Cup, torneio preparatório para o Mundial Masculino de Handebol, que tem início na próxima quarta-feira (11), na França. A equipe comandada por Washington Nunes disputou o título da competição com os donos da casa, mas acabou superada por 25 a 27 (14 a 14 no primeiro tempo), e ficou com o segundo lugar. Nas duas primeiras rodadas, o Brasil garantiu vitórias contra a Romênia e a Eslováquia, resultados muito importantes nessa reta final de preparação para o principal campeonato do ano. 

Para o terceiro e último dia da Yellow Cup foi reservado o confronto mais equilibrado e o que exigiu mais da equipe brasileira. O placar foi disputado praticamente gol a gol todo o tempo com o Brasil e os donos da casa se alternando na liderança. Segundo o treinador, a dificuldade do confronto contribui bastante para o treinamento da equipe. "Foi uma partida como queríamos, com uma boa preparação dos jogadores. Conseguimos novamente incluir os mais jovens e isso foi bom. Também nos mantivemos boa parte do jogo à frente. No primeiro tempo cedemos um pouco e eles empataram, aí, no segundo, passamos uns quatro gols à frente e ficamos um bom tempo assim. Porém, como estamos em preparação, alguns atletas tinham que entrar e participar do jogo, com isso, tivemos uma pequena oscilada, mas mesmo com essas mudanças, eles deram conta direitinho" descreveu Washington. "No final, faltando uns oito minutos, o confronto estava equilibrado, tivemos uma exclusão e isso nos dificultou um pouco. Eles abriram dois gols", completou. 

A boa atuação do Brasil nas três partidas da Yellow Cup deu um ânimo a mais para a equipe, em busca do objetivo principal que é o Mundial. "A avaliação foi bastante positiva do sistema 5x1. Retomamos, mesmo com a ausência do Alemão e do Borges, o Guilherme é o Cleryston conseguiram executar muito bem o avançado. Defensivamente tivemos a participação do Thiago, que nos ajudou muito. Um ponto negativo ainda é a construção do jogo em superioridade numérica, que precisa ser melhorado. Mas, fora isso, saímos da Suíça com um sentimento muito positivo de tudo que conseguimos construir para entrar no Mundial preparados", finalizou o técnico. 

O Brasil, além da segunda colocação no torneio, garantiu também o prêmio de FairPlay e Maik Santos foi escolhido o melhor goleiro da competição. O ponta direita Fábio Chiuffa, ressaltou a importância da Yellow Cup para a Seleção. "Infelizmente não saímos com a vitória hoje, mas acho que o torneio foi totalmente proveitoso para a nossa preparação. Agora, vamos focar ainda mais no Mundial para chegar lá com força total e conseguir a classificação para as oitavas."

Amanhã a equipe segue rumo a Paris, onde faz a estreia do Mundial contra os franceses na próxima quarta-feira (11), na Accorhotels Arena, às 17h45 (horário de Brasília). As equipes fazem parte do grupo A, que conta ainda com Polônia, Japão, Noruega e Rússia. No sábado (14), o Brasil enfrenta a Polônia, às 11h45, no domingo (15), o Japão, às 17h45, na terça-feira (17), será a vez de Noruega e Brasil, às 11h, e n quarta-feira (18), os adversários serão os russos, no mesmo horário. O Mundial terá transmissão dos canais SporTV e ESPN. 

Gols do Brasil - 

Yellow Cup 

Sexta-feira (6)
Suíça 29 x 18 Eslováquia 
Brasil 25 x 24 Romênia  

Sábado (7)
Eslováquia 20 x 30 Brasil 
Suíça 25 x 19 Romênia 

Domingo (8) 
Romênia x Eslováquia  
Suíça 27 x 25 Brasil 

Seleção Brasileira

Goleiros - César Augusto de Almeida 'Bombom' (OIF Arendal-Noruega) e Maik Santos (AL-Rayyan-Qatar).

Armadores - Gabriel Ceretta Jung (FC Barcelona-Espanha), Haniel Lângaro (BM Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Hungria), Oswaldo Maestro Guimarães (Anaitasuna-Espanha), Thiago Alves Ponciano (BM Ciudad Encantada-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria). 

Centrais - Henrique Teixeira (CB Huesca-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambery Savoie Handball-França).

Pontas - Claryston David Cordeiro Novais (ADJF/Independência Trade-MG), Fábio Chiuffa (KIF Kolding Kobenhav-Dinamarca), Guilherme Torriani (Vegus/Guarulhos-SP) e Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha).

Pivôs - Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Rogério Moraes (WC Vardar-Macedônia) .

Comissão técnica 

Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Hélio Lisbo Justino
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Fernando Millaré
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Supervisor: Cássio Marques

Patrocinadores Oficiais

Marca Esportiva Oficial

Cola Oficial

Bola Oficial

Apoio

Links

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol