CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Site Oficial
da Confederação
Brasileira de
Handebol

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol

Buscar

CBHb no Facebook CBHb no Twitter CBHb no YouTube CBHb no Instagram

Brasil estreia no Mundial Masculino Júnior contra a Espanha nesta terça-feira (18)

Países estão no grupo C, junto com Burkina Faso, Macedônia, Rússia e Tunísia

Armador João Guilherme Perbelini

Da redação, Santo André (SP) - A Seleção Brasileira Júnior Masculina de Handebol estreia nesta terça-feira (18) no Campeonato Mundial da Argélia, que será disputado até o dia 30 de julho. O primeiro confronto é contra a Espanha, em jogo marcado para as 6h (horário de Brasília). Os dois países estão no grupo C, junto com Burkina Faso, Macedônia, Rússia e Tunísia.

Capitão do Brasil, o central Leonardo Abrahão elogiou o handebol espanhol e lembrou que, do outro lado, há um velho conhecido: Jordi Ribera, ex-técnico da Seleção Brasileira Adulta, que agora trabalha na Espanha, seu país natal. “Os espanhóis são os adversários mais difíceis da nossa chave. São os últimos campeões europeus e vêm desenvolvendo um trabalho muito interessante. O Jordi está lá e conhece bem nosso time. Temos um grupo muito bom, que joga junto há dois anos e tem a defesa como ponto forte.”

Antes de embarcar, a Seleção Júnior teve um período de treinos em Taubaté, no interior de São Paulo. “Trabalhamos, principalmente, a defesa 5:1, nossa principal característica. A proposta é conseguir se defender bem para poder sair em velocidade nos contra-ataques”, disse o treinador do Brasil, Hélio Lisboa Justino, o Helinho. “Treinamos, também, como atacar uma defesa 5:1, que provavelmente será utilizada pela Espanha”, completou Washington Nunes, coordenador nacional de seleções.

A primeira meta do Brasil é superar sua melhor colocação na competição, que foi o sexto lugar conquistado na edição de 2013, na Bósnia e Herzegovina. O país tem uma geração promissora, que chega à Argélia depois de ter sido campeã no Pan-Americano disputado em março.

O Mundial tem 24 países na briga pelo ouro, divididos em outros três grupos, além da chave dos brasileiros. Na A, estão Alemanha, Noruega, Ilhas Faroé, Hungria, Coreia do Sul e Chile. Na B, França (atual campeã), Dinamarca, Qatar, Egito, Eslovênia e Suécia. E na D, Croácia, Islândia, Argélia, Arábia Saudita, Argentina e Marrocos. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as oitavas de final.

Programação - grupo C
*Horário de Brasília

Terça-feira (18)
6h - Espanha X Brasil
8h - Tunísia X Burkina Faso
10h - Macedônia X Rússia

Quinta-feira (20)
12h - Brasil X Tunísia
14h - Rússia X Espanha
16h - Macedônia X Burkina Faso

Sexta-feira (21)
10h - Brasil X Rússia
12h - Espanha X Burkina Faso
14h - Tunísia X Macedônia

Domingo (23)
12h - Tunísia X Rússia
14h - Macedônia X Espanha
16h - Burkina Faso X Brasil

Segunda-feira (24)
10h - Espanha X Tunísia
12h - Burkina Faso X Rússia
14h - Macedônia X Brasil

Quarta-feira (26)
Oitavas de final

Quinta-feira (27)
Quartas de final

Sábado (29)
Semifinais

Domingo (30)
Finais

Seleção Brasileira Júnior Masculina

Goleiros - Marcos Vinícios Colodeti (São Bernardo/ADC Metodista-SP) e Rangel Luan da Rosa (HC Odorhei-Romênia)

Armadores - André Gonçalves de Lima Amorim (BM Villa de Aranda-Espanha), Gabriel Ceretta Jung (F.C. Barcelona-Espanha), Guilherme Leonel Costa da Silva (E.C. Pinheiros-SP), João Guilherme Perbelini Ribeiro (E.C. Pinheiros-SP), Leonardo Dutra Ferreira (E.C. Pinheiros-SP) e Patrick André Toniazzo Lemos (Futebol Clube do Porto-Portugal).

Centrais - Henrique José Petter Solenta (BM Villa de Aranda-Espanha) e Leonardo Abrahão Silveira (EC Pinheiros-SP)

Pontas - Marcos Vinícius Vieira dos Santos (Sport Club do Recife/J-PE), Pedro Paulo Alves Umbelina Júnior (MRV Unicesumar Londrina-PR), Cauê Ceccon Baptista (E.C. Pinheiros-SP) e Guilherme Miguel Laranjeiro Torriani (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Pivôs - Edney Silva Oliveira (P.M. Maringá/Unimed/Unifamma-PR); Márcio Alan da Silva Maildo (CS Chenois Geneve Handball-Suíça)

Comissão técnica

Técnico: Hélio Lisboa Justino
Auxiliar técnico: Joel Teixeira Dutra
Treinador de goleiro: Diogo Castro
Fisioterapeuta: Gustavo Pereira Barbosa
Supervisora: Cláudia Pereira Sampaio Mota
Coordenador nacional de seleções: Washington Nunes

Patrocinador Oficial

Apoiador Oficial

Cola Oficial

Bola Oficial

Apoio

Links

CBHb Site Oficial da Confederação Brasileira de Handebol